Reparo do controle remoto do S2

• 13 Respostas
  • 7522 Visualizações

Offline vohr56

• *
  • Hero Member
  • Carma: +18/-0
« Online: Agosto 20, 2013, 05:43:05 pm »
Olá pessoal.

Já me ocorreu de pegar 2 controles remotos do HD Duo S2 com problemas. Em ambos ocorreu o vazamento de pilhas e acabou que o cristal oscilador parou de funcionar. Após a troca do mesmo os controles voltaram a funcionar normalmente.

Não sei se o fator que ocasionou a queima do cristal foi o vazamento das pilhas ou se foi somente coincidência. Entretanto deixo aqui um tutorial de como trocal este componente.

1 - Após abrir o controle remoto, tomando cuidado para não quebrar as travinhas de plástico, identifique o componente defeituoso. É um cristal oscilado de 4 MHz. Nos dois controles que consertei eles eram azuis.

2 - Depois remova o componente.

3 - No mercado encontra-se facilmente cristais osciladores de 4 MHz e com baixo perfil.

4 - Caso o cristal não tenha o terceiro terminal, solde um pedaço de fio na carcaça metálica como na imagem abaixo:

5 - Após a substituição do cristal basta testar o controle. Uma maneira prática de testar qualquer controle remoto é apontar o mesmo para uma câmera digital ou de celular. Estas câmeras conseguem "enxergar" a luz infravermelha emitida pelo LED do controle remoto.

Caso alguém tenha dúvidas sobre o processo pode perguntar.

Abraços!
« Última modificação: Agosto 20, 2013, 05:56:28 pm por Fer_py »

Offline 762m964

• *
  • Hero Member
  • Carma: +0/-0
« Resposta #1 Online: Novembro 02, 2013, 11:38:50 pm »
muito boa a explicação parabéns pela iniciativa , obrigado .

Offline tio nego

• *
  • Hero Member
  • Carma: +0/-1
  • Melhores produtos, melhor suporte técnico https://freesatelitalhd.com/
« Resposta #2 Online: Novembro 03, 2013, 12:01:06 pm »
Muito bom economiza um dinheirão ;D ;D
INDEPENDENTE F.C

Offline atorina

• *
  • Hero Member
  • Carma: +3/-1
  • Atto Sat Elite 70W+87.2W + IKaS Sempre atualizado.
« Resposta #3 Online: Fevereiro 08, 2014, 08:06:41 am »
Bom dia. Dica válida. Na verdade, o ressonador cerâmico (cristal) não queima. Ele pode apresentar defeito por várias razões. Uma causa muito frequente são as quedas, que fazem com que as lâminas se partam. O vazamento das pilhas, pode sim ser a causa do não funcionamento do controle, neste caso do cristal, pela penetração do ácido que altera a frequência de ressonância do mesmo. Ele funciona como controle mecânico de frequência e qualquer coisa que altere as lâminas, pode alterar a frequência.
Jardineiro das estrelas, com os pés no chão!

Offline marcos sandro schuastz

• *
  • Sr. Member
« Resposta #4 Online: Maio 03, 2015, 11:09:55 am »
comprei um controle remoto p meu s2 o problema dele eh o botão de trocar o audio dele não funciona oque posso fazer para funcionar?
obs o controle veio com caracteristicas diferentes do original,,,ele tamb serve p outros receptores

Offline atorina

• *
  • Hero Member
« Resposta #5 Online: Maio 04, 2015, 03:50:32 pm »
Temos que saber se o tal comando está emitindo o sinal ou não. Teste com a câmara do celular, como o autor citou. Caso esteja emitindo e o receptor não reconheça é porque o controle não é o original. No caso de não haver sinal no celular quando apertar tal comando, pode ser a manta que está sem contato (borracha grafitada) ou ainda algum defeito na própria placa (matriz de contatos) ou ainda até mesmo o chip com defeito. Tem que fazer os testes por eliminação, até encontrar o motivo da falha.

Offline marcos sandro schuastz

• *
  • Sr. Member
« Resposta #6 Online: Maio 11, 2015, 11:42:25 pm »
blz vlw  ;D

Offline T.I WESLEY

• *
  • Full Member
  • Os Mestre, São Sempre Imjustissados Por Seus Dicip
  • Receptor: HD DUO S2
« Resposta #7 Online: Maio 19, 2015, 08:12:45 pm »
Bom dia. Dica válida. Na verdade, o ressonador cerâmico (cristal) não queima. Ele pode apresentar defeito por várias razões. Uma causa muito frequente são as quedas, que fazem com que as lâminas se partam. O vazamento das pilhas, pode sim ser a causa do não funcionamento do controle, neste caso do cristal, pela penetração do ácido que altera a frequência de ressonância do mesmo. Ele funciona como controle mecânico de frequência e qualquer coisa que altere as lâminas, pode alterar a frequência.

OLA ATORINA.

ENTAO ESTOU ´PRESISANO DE SABER QUAL NOME EXTATO DESTE CONTROLADOR ACHO ""''SC73P26002SN3"""""""" - E JUNTAMENTE ESTE PEQUENININO COMPONENTE QUE ESTA EM BAIXO DE DELE COM O PREFIXO """C2 """""
OBRIGADO URGENTE..

Offline kirino

• *
  • Hero Member
« Resposta #8 Online: Agosto 19, 2015, 08:27:14 am »
Bom dia a todos tenho um s2 & s3 estou com problema no controle do s2 fiz o teste da câmara e o controle esta funcionando so que quando uso ele ate muda as funções logo ele trava não só e não dese mais mas se eu uso o controle do s3 tudo bem sera que e a a ultima att. muito obrigado desde já.

Offline atorina

• *
  • Hero Member
« Resposta #9 Online: Agosto 19, 2015, 09:04:12 pm »
OLA ATORINA.

ENTAO ESTOU ´PRESISANO DE SABER QUAL NOME EXTATO DESTE CONTROLADOR ACHO ""''SC73P26002SN3"""""""" - E JUNTAMENTE ESTE PEQUENININO COMPONENTE QUE ESTA EM BAIXO DE DELE COM O PREFIXO """C2 """""
OBRIGADO URGENTE..
Poxa, amigo. Você tinha urgência e eu fiquei afastado do tópico e só agora vi seu pedido. "C2" no caso, é um capacitor. Não sei dizer seu valor, pois esses componentes SMD são difíceis de ver a marcação, ainda mais quando estão soldados. Pelo que se pode ver na foto de ilustração do tópico, ele não é crítico, pois aparentemente (ainda analisando pela foto) ele não faz parte do circuito ressonante e sim da filtragem de tensão da bateria. Pode estar em curto, com fuga (devido ao ácido das pilhas) ou ainda aberto por conta também de corrosão pelo ácido. Para ter certeza do seu estado, só retirando do circuito e fazendo as medições com multímetro (para curto e fuga) e com capacímetro para aferir seu valor.
Desculpe não poder ajudar além disso.

Offline tarzan

• *
  • Hero Member
« Resposta #10 Online: Setembro 21, 2015, 08:32:41 pm »
comprei um controle novo para meu s2....na realidade o controle do s4 que é muito melhor....mas por absurdos 12 u$ sem nenhum desconto em uma loja do PY....

Offline bórisnunes

• *
  • Família Atto
  • *
  • Receptor: hd DUO S2
« Resposta #11 Online: Outubro 07, 2016, 05:52:01 pm »
Boa tarde!
No meu controle remoto, do s2, deixou de funcionar o botão OK.
Alguém tem uma dica para me dar?
muito obrigado

Offline Fer_py

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
  • Carma: +129/-3
« Resposta #12 Online: Outubro 07, 2016, 10:04:57 pm »
Pode usar controle universal
Carpe diem

Offline vohr56

• *
  • Hero Member
  • Carma: +18/-0
« Resposta #13 Online: Outubro 09, 2016, 09:52:45 am »
Ou use um universal, ou desmonte o controle e limpe os contatos na placa e na borracha.