X1 Coding: hacking and programming

• 274 Respostas
  • 57456 Visualizações

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
  • Carma: +15/-8
« Online: Novembro 23, 2013, 01:50:42 pm »
Tutorial para acesso ROOT ao X1 Trio

O acesso ROOT é necessário caso o usuário deseje realizar customizações, fazer backup de listas de canais ou TPs, reiniciar o sistema sem a necessidade de desligar da tomada entre outras coisas. O método utilizado é a cópia de alguns arquivos para o sistema via update conforme segue abaixo:

Parte 1 (arquivo update)

1. Fazer o download do arquivo de update root_sshd_package_20140321_024957_signed.upg **NOVO** Instala SuperSu, SSHD e reserva 5MB de espaço na pasta system
2. Copiar para o diretório raiz do pendrive.
3. Coloque o pen drive no X1Trio.
4. no controle remoto clique em home.
5. Va ate o gerenciador de arquivos do sistema Android.
6. Localize o arquivo no pendrive e execute.
7. O Sistema Android irá reiniciar e irá começar a fazer o update. Após o termino do update o sistema Android irá reiniciar novamente.

Parte 2 (verificando o root e atualizando arquivos)

1. No sistema Android em My App verifique se aparece aplicação SuperSU
2. Ao executar a aplicação SuperSU pela primeira vez será solicitado atualizar alguns arquivos, aceite a atualização.
3. Caso não aconteça nenhum erro o sistema estará com acesso root completo.
4. Configure o SuperSU no menu setting da forma que segue abaixo:
  • Enable Superuser (marcado)
  • Survival mode (desmarcado)
  • Re-authentication (marcado)
  • Default acess (prompt)
  • Show Notifications (marcado)
  • O restante deixe o padrão do aplicativo

Parte 3 (Windows - baixando e instalando os programas necessários)

1. Fazer o download do programa Winscp, instale no windows e crie um atalho para o desktop
2. Fazer o download do programa PuTTY, copie para o desktop

Parte 4 (Android - baixando e instalando os programas necessários)

1. Instalar o Blackmart
2. Instalar o SSHDroidPro 1.9.6 (pelo blackmart)
Configure o SSHDroid (canto superior direito)
  • Boot autostart (marcado)
  • Enable screen lock (desmarcado)
  • Require Wifi (desmarcado)
  • SSH Port (22 se tiver root ou 2222se não tiver root)
  • Saia da tela de configuração
  • Clique em START

Parte 5 (acessando o sistema remotamente)

-Acessando pelo Winscp

• Abra o Winscp anteriormente linkado no desktop
  • Clique em NEW
  • File protocol (SFTP)
  • Host name (Numero IP do Trio)
  • Port (22 ou 2222 conforme configurado anteriormente)
  • User Name (root)
  • Password (admin)
  • Clique em SAVE
  • Clique na conexão salva e login
  • Ele é um gerenciador de arquivos onde você pode, copiar, excluir, renomear, editar arquivos remotamente no X1 Trio
  • Dá pra fazer quase tudo exceto operar em sistema de arquivos montados como READY ONLY o que resolveremos com o PuTTY

-Acessando pelo PuTTY

• Abra o PuTTy.exe anteriormente salvo no desktop
  • Host name (Numero IP do Trio)
  • Port (22 ou 2222 conforme configurado anteriormente)
  • Connection Type (SSH)
  • Clique em OPEN
  • o Terminal irá abrir, faça o login (root,admin)

Exemplo do programa TOP rodando no terminal linux do X1 Trio

Alguns comandos úteis para o linux terminal do X1 Trio

Montar e desmontar partições:
mount -o rw,remount -t yaffs2 /dev/block/mtdblock10 /system
mount -wo remount rootfs /
mount -ro remount rootfs /

Reiniciar o sistema:
reboot -f

Listar as partições e mostrar utilização do disco:
df
df -h
cat /proc/partitions
cat /proc/self/mountinfo

Monitorar utilização de processador e memoria:

Listar as propiedades de rede:
ifconfig
route
nslookup [HOST] [SERVER]

O procedimento é muito simples e seguro, caso aconteça algum problema durante o update pode ser fazer o recovery original do equipamento. (recovery)

Troca do logo de inicialização do X1 Trio

Parte 1 (instalando uma imagem pronta - prebuild )

1. Fazer o download de uma das imagens abaixo:
  • logo_xtrio1.upg - Arquivo de atualização de imagem do Trio original (aquela azul)
  • logo_xtrio2.upg - Arquivo de atualização de imagem do Trio updated (aquela branca)
  • logo_himedia.upg - Arquivo de atualização de imagem do Himedia (fundo preto)
2. Copiar para o diretório raiz do pendrive.
3. Coloque o pen drive no X1Trio.
4. no controle remoto clique em home.
5. Vá ate o gerenciador de arquivos do sistema Android.
6. Localize o arquivo no pendrive e execute.
7. O Sistema Android irá reiniciar e irá começar a fazer o update. Após o termino do update o sistema Android irá reiniciar novamente.
8. A nova imagem de boot deve aparecer

Parte 2 (criando e instalando uma imagem customizada )

work in progress...

O procedimento é muito simples e seguro, provavelmente não haverá problema com os arquivos prebuild.

Skin Confluence original do X1 Trio de 15/11/2013 (info bar)

Baixe o skin aqui e grave no pendrive.

1. No XBMC, System, Settings, Add-ons, Install from zip file
2. Selecione o  pendrive e localize o arquivo skin.trio-1.0.0.zip e instale.
3. Após o termino da instalação o XBMC irá perguntar se você deseja ativar o tema instalado, responda sim.

É normal que a ativação após a instalação mostre na tela um misto entre o tema antigo e o tema novo, reinicialize o XBMC ou o Android.

Curta seu "novo" antigo tema.

Fontes:
http://github.com/rallyn/x1trio

X1 Trio - Acessando Via Porta Serial

Necessário um adaptador USB para serial rs232 cmos.

Fastboot 3.1.8
XML de Partições

Agradecimentos ao sharkdva pelas fotos

Fontes:
http://github.com/rallyn/x1trio

Change Log:

30/03/2014 - Adicionado acesso via porta serial
30/03/2014 - modificado o patch para root, o antigo não podia ser instalado em novas atualizacões devido a falta de espaço
30/03/2014 - Removido ícones de canais - desatualizado
10/02/2014 - Adicionado pacote de icones-cable Porto Alegre
09/12/2013 - Adicionado pacote de icones-cable
05/12/2013 - Adicionado Informações sobre Winscp e PuTTY
04/12/2013 - Adicionado Skin Padrão
27/11/2013 - Criação do tópico e reorganização das informações

« Última modificação: Março 30, 2014, 02:43:37 am por deathangel »

Offline Fer_py

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
  • Carma: +129/-3
« Resposta #1 Online: Novembro 27, 2013, 09:21:10 pm »
Source code vai ser released aqui no fórum apontando para o http://GitHub.com
Acredito que deathangel tem méritos para levar o source a um bom porto.
Sugestões aceitas para nome do Thread.....
Carpe diem

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #2 Online: Novembro 29, 2013, 09:52:23 pm »
onde consigo o VX PVR Client para baixar ?

Não existe para baixar, é desenvolvido pelo team.

Online flyguy

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
  • teste
  • Carma: +173/-172
  • Surtei!
« Resposta #3 Online: Dezembro 02, 2013, 01:51:08 am »
velho, tentei de tudo usei o Titanium Backup Root, para desinstalar o XBMC, até consegui mas o android não deixa instalar nenhum outro e nem atualizar o XBMC 13 Alpha 1 para  Alpha 9.... acheo o VX cliente PVR deveria ser liberado par abaixar com im addon normal para podermos testar em  outro XBMC 12, Oscuro eles tbm deveriam liberar essa atualização/instalação

O cliente é o coração do receptor, claro que não será liberado... seria entregar o ouro a concorrência.... infelizmente.
Não respondo dúvidas por MP. Favor usar o fórum para isso!!! ///// Verifique sempre o status do IKaS ou SKaS em: http://freesatelitalhd.com/forum/index.php?board=21.0 // https://github.com/Notos/awesome-atto-pixel

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #4 Online: Dezembro 02, 2013, 12:21:50 pm »
Conecta no XBMC pelo winscp. (tem que estar instalado um servidor SSH como dsecrito no tutorial)
Vai ate a pasta /system/app la tem um apk chamado xbmc-trio.apk, copia ele para seu desktop.
Agora apague o xbmc-trio.apk  da pasta /system/app (o systema de arquivo da pasta systema esta montado como read only)
Para mudar o sistema de arquivo para read write conecte via puTTY e no terminal digite:

mount -o rw,remount -t yaffs2 /dev/block/mtdblock10 /system

Agora você conseguira excluir o xbmc-trio.apk
Reinicie o sistema, não irá mais inicializar o xbmc pois ele não existe.
Pegue o xbmc-trio.apk que copiou para o seu desktop coloque no pen drive e instale no trio
Agora o XBMC esta instalado como user app e vc deve conseguir atualizar ele. bem como qualquer alteração deve ficar gravada mesmo após desligar e religar.

Eu não tentei fazer pois estou meio sem tempo, mas acredito que deva funcionar (talvez seja necessário fazer algumas alterações)

Qualquer addon PVR para o XBMC consiste em 2 componentes (client/server) o server é um binário que fica na pasta /system/bin/DVBserver e o client esta dentro do apk(o apk eh um arquivo zip, é só descompactar para ver seu conteúdo) e fica na pasta xbmc-trio.apk\assets\addons\pvr.vxpvr mas é criado uma copia dele para a pasta user.

A pasta user no xbmc fica em /data

Qualquer duvida poste que eu tento ajudar.

PS1: É desejável um conhecimento básico em linux shell, caso queira se aprofundar nas alterações do X1 Trio, todas as ferramentas que falei são para windows mas no linux elas são nativas em linux não precisar instalar nada.

PS2: Pelo que andei vendo não parece ser um problema do XBMC, mas sim do DVBserver, assim que sobrar um tempo eu posto o resultado dos testes.

[]'s
« Última modificação: Dezembro 02, 2013, 12:47:33 pm por deathangel »

Offline rpv_poa

• *
  • Hero Member
  • Carma: +3/-0
  • Melhores produtos, melhor suporte técnico https://freesatelitalhd.com/
« Resposta #5 Online: Dezembro 02, 2013, 10:39:25 pm »
tentei amigo, tentei de tudo.. consegui fazer bem como você disse, até consegui instalar o XBMC 12 mas na hora de executar ele diz que não é compatível com com o hardware, baixei também o XBMC 13 alpha1 original só para testar uma coisa, consegui instalar ele também executa mas dá erro por não ser compatível com hardware.... consegui injetar em ambos XBMC o cliente PVR.... mas só o XBMC que vem junto que executa certo depois de instalado.... bom agora vou experimentar por novidades do TEAM... acredito que eles não vão nos deixar na mão... gostei muito desse aparelho, ainda tenho esperanças...

boa tarde amigo "deathangel" eu tenho um pequeno conhecimento em linux sim, por causa do azbox premium com enigma que eu fucei muito e aprendi bastante, talvez eu não conheça os termos mas sei como chegar lá.... hoje a noite por as maos em obra para ver no que dá.... abraços...

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #6 Online: Dezembro 02, 2013, 11:30:35 pm »
Aparentemente o HI3716C não é compatível com a arquitetura NEON, todas as versões que tem no site do XBMC são para NEON. Acho que a única forma é procurar outros STB que usem o mesmo SoC e pegar uma versão pré compilada deles ou caso algum deste tenha o fonte pode se compilar qualquer versão aproveitando as libs.

Poderia também usar uma versão NON NEON mas perde-se a aceleração de vídeo por hardware.

vou ver se consigo montar a imagem do himedia Q5 e pegar o XBMC dele, só preciso descobrir como montar as imagem YAFFS2 dele.

[]'s

Offline rpv_poa

• *
  • Hero Member
« Resposta #7 Online: Dezembro 04, 2013, 09:27:22 am »
amigo deathangel uma dúvida, o hardware ou processador do X1 é neon ou non-neon ? pois consigo descompilar o xbmc.apk (qualquer versão) incluo o addon PRV e algumas libs adicionais que tem o xbmc-trio.apk, compilo novamente consigo instalá-lo mas ele não roda por divergência de hardware segue foto da mensagem https://dl.dropboxusercontent.com/u/65024047/X1%20Trio%20Duo/2013-12-02%2019.52.55.jpg, já tentei a versão do xbmc que tem escrito non-non, full neon, a oficial do site.... talvez não tivesse nada de estar mexendo ai, mas enquanto não sai um atualização vou aprendendo um pouco....

PS, qualquer umas dessa XBMCs recompiladas eu consigo instalar e rodar no meu Tablet da Samsumg.. abraços....

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #8 Online: Dezembro 04, 2013, 09:44:52 am »
Aee rpv_poa

Eu não tentei ainda mexer no XBMC no que se refere a versão, o que andei lendo nos fóruns é que a versão NON-NEON funcionaria nesse processador do X1, na verdade a versão NON_NEON deveria funcionar em qualquer dispositivo.
Tenho um XBMC aqui que eu alterei, mas esta modificando somente o tema confluence, retornando a info bar antigo pois não gostei da nova, mas não mexi nas libs.

De qualquer forma fazer um "frankstein" do xbmc não é muito fácil pois necessita das bibliotecas do kernel, da gpu e entre outros hardwares existentes no X1. Um dos poucos hardwares que conheço que tem o mesmo SoC é o Himedia Q5 ou Q5II.

Consegui montar a imagem dele (arquivo system.img) mas em uma olhada rápida não achei nenhum pacote do xbmc lá.

Estou terminando uns ajustes para resolver o problema dos ícones dos canais ae dou uma olhada se consigo alguma coisa sobre trocar a versão do XBMC.

Continua insistindo em uma versão NON-NEON sem modificar ela que deve rodar, bem lento mas deve rodar.

[]'s

Offline rpv_poa

• *
  • Hero Member
« Resposta #9 Online: Dezembro 04, 2013, 10:22:24 am »

bah, a infobar nova não ficou legal mesmo.... se puder compartilhar eu gostaria de ter essa modificação também...  o problema no icone dos canais é o fato de ele não ficar gravado ? se você quiser se o link para a logo dos canais com fundo transparente, fica muito bonito com essas logos..... https://dl.dropboxusercontent.com/u/65024047/X1%20Trio%20Duo/XPicons.7z

Tinha tentado instalar uma versão non-neon modificado, ele não chegava a dar erro mas também não entrou , a noite vou tentar uma versão sem modificação do non-nen, como você sugeriu.. abraços....

Aee rpv_poa

Eu não tentei ainda mexer no XBMC no que se refere a versão, o que andei lendo nos fóruns é que a versão NON-NEON funcionaria nesse processador do X1, na verdade a versão NON_NEON deveria funcionar em qualquer dispositivo.
Tenho um XBMC aqui que eu alterei, mas esta modificando somente o tema confluence, retornando a info bar antigo pois não gostei da nova, mas não mexi nas libs.

De qualquer forma fazer um "frankstein" do xbmc não é muito fácil pois necessita das bibliotecas do kernel, da gpu e entre outros hardwares existentes no X1. Um dos poucos hardwares que conheço que tem o mesmo SoC é o Himedia Q5 ou Q5II.

Consegui montar a imagem dele (arquivo system.img) mas em uma olhada rápida não achei nenhum pacote do xbmc lá.

Estou terminando uns ajustes para resolver o problema dos ícones dos canais ae dou uma olhada se consigo alguma coisa sobre trocar a versão do XBMC.

Continua insistindo em uma versão NON-NEON sem modificar ela que deve rodar, bem lento mas deve rodar.

[]'s

Offline rpv_poa

• *
  • Hero Member
« Resposta #10 Online: Dezembro 04, 2013, 11:16:29 am »

isso é ótima notíca, muito obrigado pelo feedback FlyGuy, abraços...

Pessoal,

Aguardem que já está quase saindo um app para incluir pikons e salvar listas de canais.

Abs,
FlyGuy

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #11 Online: Dezembro 04, 2013, 11:21:38 am »
Na verdade não existe problema com os picons, só não fica fácil para usuário final o que ele tem que fazer para funcionar
segue abaixo um trecho do arquivo que controla isso:

/data/channdata/db/channeldata.xml
Código: [Selecionar]
<channellist>
<channel>
<radio>false</radio>
<id>1</id>
<channelnumber>542</channelnumber>
<groupname>Todos Canais</groupname>
<channelname>Multishow HD</channelname>
<servicereference>2:1:1:021e:0025:0000:70:0</servicereference>
<streamurl></streamurl>
<iconpath>/data/chandata/db/ch-icon/ch_021e_0025.png</iconpath>
<caid>6146</caid>
</channel>
<channel>
<radio>false</radio>
<id>2</id>
<channelnumber>543</channelnumber>
<groupname>Todos Canais</groupname>
<channelname>Universal Channel HD</channelname>
<servicereference>2:1:1:021f:0025:0000:70:1</servicereference>
<streamurl></streamurl>
<iconpath>/data/chandata/db/ch-icon/ch_021f_0025.png</iconpath>
<caid>6146</caid>
</channel>

olhando o arquivo você sabe exatamente onde colocar a imagem e o nome a ser dado para ela, o problema é pra cabo e para satélite é gerado uma tag  <servicereference> diferente o que dificulta a padronização.

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #12 Online: Dezembro 09, 2013, 04:44:49 pm »
Update de pacote de ícones para os canais de X1 Trio (cable only) - instalação automática

No fim do post principal.

https://freesatelitalhd.com/forum/index.php?topic=2489.msg31197#msg31197

Offline rpv_poa

• *
  • Hero Member
« Resposta #13 Online: Dezembro 09, 2013, 05:08:10 pm »

Fantástico, você é o cara, eu não tava conseguindo fazer funcionar.... você usou aqueles ícones com fundo transparente? (só pergunto pois só vou conseguir testar muito tarde da noite...)

Update de pacote de ícones para os canais de X1 Trio (cable only) - instalação automática

No fim do post principal.

https://freesatelitalhd.com/forum/index.php?topic=2489.msg31197#msg31197

Offline deathangel

• *
  • Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #14 Online: Dezembro 09, 2013, 05:12:09 pm »
Sim, com fundo transparente, mas não tinha todos, acho que ficou faltando uns 10 canais sem ícones, se conseguirem me mande que incluo no pack.