Ressuscitando seu i-smart via cabo serial.

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Offline renatogalera

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« Online: Junho 01, 2017, 08:44:11 pm »
Arquivos com software de recovery e passo a passo.

https://1drv.ms/u/s!AkRycoN7y8TZznJ_zDuCocrBY7VE

1) Se não estiver, instale o java https://www.java.com/pt_BR/download/

2) Estou usando cabo uart-serial chip CP2102. Só garanto funcionamento com esse equipamento.

Esquema de pinagem.





4) Identifique a porta COM do seu computador.



5) Abra o HiTool.exe na pasta HiTool-software-update-serial.



6) Siga a imagem configuracao-hitool.
6a - selecione a porta com.
6b - marque serial como modo de transferência.
6c - Selecione o arquivo Hi3796MV100-emmc-boot.xml que está na pasta HiTool-software-update-serial\boot-e-xml
6d - Selecione os arquivos de boot do i-smart, anexei em boot-e-xml. São fastboot.img, bootargs.img e recovery.img.

7) Clique em Burn com cabo uart já plugado ao decoder e quando aparecer a caixa de download, ligue o aparelho na energia, se não funcionar, repita processo, desligue e ligue o aparelho.
« Última modificação: Junho 03, 2017, 08:51:43 pm por renatogalera »

Offline megavini2

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« Resposta #1 Online: Junho 02, 2017, 10:26:20 am »
Muito bom.
Excelente trabalho desenvolvido.
Isso é uma vitoria para todos.
Agora se vc so puder mostrar cm fez esse cabo uart serial (pensando em quem é leigo rs), seria otimo.
Abs

Offline renatogalera

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« Resposta #2 Online: Junho 02, 2017, 11:12:28 am »
Muito bom.
Excelente trabalho desenvolvido.
Isso é uma vitoria para todos.
Agora se vc so puder mostrar cm fez esse cabo uart serial (pensando em quem é leigo rs), seria otimo.
Abs
Obrigado , mas eu não fiz esse cabo, ele é vendido assim por um preço médio de 35 reais.

http://lista.mercadolivre.com.br/rs232-uart#D[A:rs232-uart,B:4]

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Offline bobinfo

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« Resposta #3 Online: Junho 03, 2017, 11:17:31 am »
Valeu por postar o tutorial!

O conversor USB/serial TTL que você usou é com base no FTDI? Chip FT232? Ou é outro?
Você jumpeou (ou já vem fixo) ele pra 3.3V ou 5V?

E só alertar pra todos qual pinos usar mesmo vejam bem no tutorial, não vai ligar outros que pode injetar 5V e queimar.

Você comentou de usar saída serial de PC direto.....acho que aí não rola e pode até queimar o Atto. RS232 padrão dá níveis de tensão bem diferentes de TTL. Acredito que num caso como esse precisa usar no meio um conversor RS232/TTL, que também acha pronto e barato em mercado livre e lojas de eletrônica, pra arduino, etc.
« Última modificação: Junho 03, 2017, 12:09:25 pm por bobinfo »

Offline renatogalera

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« Resposta #4 Online: Junho 03, 2017, 01:50:24 pm »
Valeu por postar o tutorial!

O conversor USB/serial TTL que você usou é com base no FTDI? Chip FT232? Ou é outro?
Você jumpeou (ou já vem fixo) ele pra 3.3V ou 5V?

E só alertar pra todos qual pinos usar mesmo vejam bem no tutorial, não vai ligar outros que pode injetar 5V e queimar.

Você comentou de usar saída serial de PC direto.....acho que aí não rola e pode até queimar o Atto. RS232 padrão dá níveis de tensão bem diferentes de TTL. Acredito que num caso como esse precisa usar no meio um conversor RS232/TTL, que também acha pronto e barato em mercado livre e lojas de eletrônica, pra arduino, etc.

Acredito que porta livre seja 3.3v, mas não precisei injetar força, então não vejo problema com tensão. Mas meu conhecimento técnico em eletrônica é baixo, então não posso afirmar.

Eu uso esse aqui. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740899843-modulo-conversor-usb-20-p-rs232-ttl-uart-6-pinos-cp2102-_JM

Este módulo integra o chip CP2102 responsável por converter uma serial USB para RS232 em nível TTL.

Offline bobinfo

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« Resposta #5 Online: Junho 03, 2017, 07:09:59 pm »
Acredito que porta livre seja 3.3v, mas não precisei injetar força, então não vejo problema com tensão. Mas meu conhecimento técnico em eletrônica é baixo, então não posso afirmar.

Eu uso esse aqui. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740899843-modulo-conversor-usb-20-p-rs232-ttl-uart-6-pinos-cp2102-_JM

Este módulo integra o chip CP2102 responsável por converter uma serial USB para RS232 em nível TTL.

Você usou um com base no CP2102 então. O driver que você instalou no PC serve pra ele. Se usar um com base em outro chip aí tem que ser outro driver (pode até ser que o próprio windows já instale automaticamente dependendo do chip (acho que o o FTDI FT232 é assim). Esse que você usou é legal que compra por R$10, R$15 em lojas de eletrônica, arduino por aí. Os com base FTDI são um pouco mais caros, meio que dobro do preço.

Bom, mas o que perguntei e queria alertar a todos é com relação aos níveis de tensão, que se errados podem queimar o Atto ou no mínimo nem funcionar a gravação.

Comunicação serial é uma comunicação bit a bit, que é enviada de um lado pro outro. Tem vários padrões disso, sendo os mais comuns RS232 e TTL.
No padrão RS232 (que tem nas seriais pinagem DB9 dos PCs antigos) o bit 1 é eletricamente enviado com -3V (ou mais negativo ainda, até uns -25V). O bit 0 é enviado com +3V (ou até +25V).
No padrão TTL o bit 1 é enviado como Vcc (tensão máxima esperada pelo equipamento destino, que pode ser +3.3V ou +5V). O bit 0 é enviado com 0V (gnd).
Pra mais detalhes veja em inglês:
https://www.sparkfun.com/tutorials/215

Ou seja: as tensões são BEM diferentes entre serial RS232 e serial TTL. Usar um equipamento que dá uma sendo que outro espera a outra pode fazer queimar mesmo!

O Atto como a maioria de conexões do tipo esperam TTL. Se é 3.3V ou 5V só olhando o equipamento. Na dúvida o negócio é usar um adaptador configurado pra 3.3V e ver se funciona.... Se sim, ótimo e não tem risco de queimar. Se não funcionar talvez seja 5V. E todo conversor USB/serial TTL tem uma forma de configurar ele como 3.3V ou 5V. Isso que tô perguntando como você configurou o seu. Deixou 3.3V mesmo e foi ok ou deixou 5V e mesmo assim foi ok sem queimar o Atto? Geralmente tem um jumper na plaquinha do adaptador pra escolher isso.

Disso também vem a questão que levantei: NÃO pode simplesmente usar a saída serial de um PC antigo pra fazer isso. Ela vai mandar níveis elétricos RS232 e possivelmente queimar o Atto. Se for usar serial antiga tem que por no meio um adaptador RS232/TTL.

Acho legal alertar tudo isso no seu 1o post pra evitar pessoal queimar por aí. ;)

Mas valeu pela recuperação! Agora já temos método provado. Precisamos fazer algo semelhante com o Pixel agora (usa outra cpu, possivelmente outro XML)


Offline renatogalera

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« Resposta #6 Online: Junho 03, 2017, 08:21:25 pm »
Você usou um com base no CP2102 então. O driver que você instalou no PC serve pra ele. Se usar um com base em outro chip aí tem que ser outro driver (pode até ser que o próprio windows já instale automaticamente dependendo do chip (acho que o o FTDI FT232 é assim). Esse que você usou é legal que compra por R$10, R$15 em lojas de eletrônica, arduino por aí. Os com base FTDI são um pouco mais caros, meio que dobro do preço.

Bom, mas o que perguntei e queria alertar a todos é com relação aos níveis de tensão, que se errados podem queimar o Atto ou no mínimo nem funcionar a gravação.

Comunicação serial é uma comunicação bit a bit, que é enviada de um lado pro outro. Tem vários padrões disso, sendo os mais comuns RS232 e TTL.
No padrão RS232 (que tem nas seriais pinagem DB9 dos PCs antigos) o bit 1 é eletricamente enviado com -3V (ou mais negativo ainda, até uns -25V). O bit 0 é enviado com +3V (ou até +25V).
No padrão TTL o bit 1 é enviado como Vcc (tensão máxima esperada pelo equipamento destino, que pode ser +3.3V ou +5V). O bit 0 é enviado com 0V (gnd).
Pra mais detalhes veja em inglês:
https://www.sparkfun.com/tutorials/215

Ou seja: as tensões são BEM diferentes entre serial RS232 e serial TTL. Usar um equipamento que dá uma sendo que outro espera a outra pode fazer queimar mesmo!

O Atto como a maioria de conexões do tipo esperam TTL. Se é 3.3V ou 5V só olhando o equipamento. Na dúvida o negócio é usar um adaptador configurado pra 3.3V e ver se funciona.... Se sim, ótimo e não tem risco de queimar. Se não funcionar talvez seja 5V. E todo conversor USB/serial TTL tem uma forma de configurar ele como 3.3V ou 5V. Isso que tô perguntando como você configurou o seu. Deixou 3.3V mesmo e foi ok ou deixou 5V e mesmo assim foi ok sem queimar o Atto? Geralmente tem um jumper na plaquinha do adaptador pra escolher isso.

Disso também vem a questão que levantei: NÃO pode simplesmente usar a saída serial de um PC antigo pra fazer isso. Ela vai mandar níveis elétricos RS232 e possivelmente queimar o Atto. Se for usar serial antiga tem que por no meio um adaptador RS232/TTL.

Acho legal alertar tudo isso no seu 1o post pra evitar pessoal queimar por aí. ;)

Mas valeu pela recuperação! Agora já temos método provado. Precisamos fazer algo semelhante com o Pixel agora (usa outra cpu, possivelmente outro XML)
O ponto é, não usei voltagem do adaptador, veja foto, 3.3v e 5v estão vazias. Por isso a dúvida.

De qualquer modo, vou reforçar para utilizar este modelo.

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Offline bobinfo

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« Resposta #7 Online: Junho 04, 2017, 11:04:54 am »
O ponto é, não usei voltagem do adaptador, veja foto, 3.3v e 5v estão vazias. Por isso a dúvida.

De qualquer modo, vou reforçar para utilizar este modelo.

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Sim, você só usou os pinos que transmitem dados (TX e RX), mas esses eletricamente usam tensão para mandar/receber bits 0 e 1 como escrevi acima. E mandar/receber tensão errada entre equipamentos queima eles. Essa toda a questão.

Bom, mas pesquisei o CP2102 no detalhe e vi que ele sempre trabalha com 3.3V na linha de dados (TX/RX), por isso não tem uma chave ou jumper na plaquinha pra mudar pra 5V (como tem nas plaquinhas FTDI por exemplo). Ele até é tolerante a 5V, ou seja, se o equipamento do outro lado mandar 5V na linha de dados o CP2102 não queima, mas ele mesmo só manda 3.3V.

Em resumo no que interessa ao Atto pela experiência de recuperação que você fez e teve sucesso é:
tem que usar na entrada serial do Atto i-Smart um SERIAL TTL 3.3V. Isso o importante.

Ou seja, pode usar uma plaquinha CP2102 ou uma FTDI FT232 JUMPEADA PRA 3.3V ou outra coisa do tipo regulada em 3.3V.

NÃO pode usar uma saída de porta serial DB9 de PC antigo (padrão RS232) em ligação direta
porque os níveis de tensão aí são diferentes como escrevi na minha mensagem anterior acima. Nesse caso precisa de um adaptador RS232/TTL 3.3V no meio, por exemplo uma plaquinha MAX232 CONFIGURADA PRA 3.3V (ou uma MAX3232).
« Última modificação: Junho 12, 2017, 11:52:03 am por bobinfo »

Offline clebermiranda55

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« Resposta #8 Online: Junho 12, 2017, 08:25:39 am »
Pessoal, Me desculpem a pergunta idiota de quem não entende de eletrônica, mas que pode ser a pergunta de muitos... Este método serve para corrigir os Ismart's que estão com problemas de memória? Se não, serve exatamente para o quê? Abs,

Offline bobinfo

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« Resposta #9 Online: Junho 12, 2017, 12:08:23 pm »
Pessoal, Me desculpem a pergunta idiota de quem não entende de eletrônica, mas que pode ser a pergunta de muitos... Este método serve para corrigir os Ismart's que estão com problemas de memória? Se não, serve exatamente para o quê? Abs,

Infelizmente não. O problema de memória que acomete alguns I-smart é problema de hardware, irreversível, defeito de fábrica mesmo. Só resolve com Atto reconhecendo o problema e providenciando o recall, com troca de chip ou placa inteira.

O procedimento desse tópico aqui é bom ter guardado pra uma eventual pane maior mas só em software. Se por acaso o I-smart corromper a parte software dele que cuida dos primeiros momentos ao ligar o aparelho (bootloader), que assim não consegue nem fazer um recovery por USB. A única forma de recuperar num caso desse é por cabo serial como descrito.
Tipicamente um problema desse tipo nunca acontece, mas pra quem tenta mexer muito no Android pra customizar o software do equipamento, usar de outro equipamento, etc, pode acontecer. Ou mesmo ao acaso num uso regular, apesar de muito pouco provável. (isso vale também pra celular e milhares de equipamentos que temos hoje em dia, até máquina de lavar roupa).

Offline djstomp

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« Resposta #10 Online: Julho 26, 2017, 10:05:57 am »
bom dia pessoal, acho q o meu ismart deu um pau no software, provoquei um bloqueio sem querer usando o android device manager e agora sempre que reseto o ismart, ele fica bloqueado, já tentei fazer o recovery normal e não funciona, devo ter ferrado o bootloader dele, estou certo?

este é o cabo serial q preciso comprar pra fazer o procedimento?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711679048-conversor-usb-uart-ttl-rs232-cp2102-6-pinos-pro-mini-atmega-_JM

desde já agradeço a ajuda de todos!

Aldemar.

Online le2014

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« Resposta #11 Online: Agosto 27, 2017, 07:24:45 pm »
Você usou um com base no CP2102 então. O driver que você instalou no PC serve pra ele. Se usar um com base em outro chip aí tem que ser outro driver (pode até ser que o próprio windows já instale automaticamente dependendo do chip (acho que o o FTDI FT232 é assim). Esse que você usou é legal que compra por R$10, R$15 em lojas de eletrônica, arduino por aí. Os com base FTDI são um pouco mais caros, meio que dobro do preço.

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No padrão RS232 (que tem nas seriais pinagem DB9 dos PCs antigos) o bit 1 é eletricamente enviado com -3V (ou mais negativo ainda, até uns -25V). O bit 0 é enviado com +3V (ou até +25V).
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O Atto como a maioria de conexões do tipo esperam TTL. Se é 3.3V ou 5V só olhando o equipamento. Na dúvida o negócio é usar um adaptador configurado pra 3.3V e ver se funciona.... Se sim, ótimo e não tem risco de queimar. Se não funcionar talvez seja 5V. E todo conversor USB/serial TTL tem uma forma de configurar ele como 3.3V ou 5V. Isso que tô perguntando como você configurou o seu. Deixou 3.3V mesmo e foi ok ou deixou 5V e mesmo assim foi ok sem queimar o Atto? Geralmente tem um jumper na plaquinha do adaptador pra escolher isso.

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Acho legal alertar tudo isso no seu 1o post pra evitar pessoal queimar por aí. ;)

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Funciona para Pixel de 4 GB e para o Pixel de 8 GB ?

Online le2014

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« Resposta #12 Online: Agosto 27, 2017, 07:26:10 pm »
bom dia pessoal, acho q o meu ismart deu um pau no software, provoquei um bloqueio sem querer usando o android device manager e agora sempre que reseto o ismart, ele fica bloqueado, já tentei fazer o recovery normal e não funciona, devo ter ferrado o bootloader dele, estou certo?

este é o cabo serial q preciso comprar pra fazer o procedimento?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711679048-conversor-usb-uart-ttl-rs232-cp2102-6-pinos-pro-mini-atmega-_JM

desde já agradeço a ajuda de todos!

Aldemar.

Funcionou com esse kit de cabos do anúncio? Conseguiu ressuscitar com esses cabos ?

Offline djstomp

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« Resposta #13 Online: Setembro 18, 2017, 05:42:45 pm »
Oi Amigo, na verdade não precisei comprar os cabos, descobri que a tela de bloqueio simplesmente some se eu apertar a tecla de voltar do controle remoto, ainda bem...rs. Ela vai ficar aparecendo sempre que reiniciar o ismart, talvez tenha corrompido o software e seja até necessário a compra do cabo serial porém ainda não me arrisquei em fazer este procedimento.

um abraço!

Funcionou com esse kit de cabos do anúncio? Conseguiu ressuscitar com esses cabos ?

Offline giovaniuba@yahoo.com.br

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« Resposta #14 Online: Novembro 12, 2017, 10:16:58 am »
Boa tarde Pessoal..

Estou com o seguinte problema no meu i-smart: Na hora que ligo meu i-smart ele abre as primeiras telas, aparece a imagem do kitkat, depois muda para a imagem (gif animado) da palavra "android", e fica travado nesta animação e não inicializa o aparelho..

De vez enguando ele liga normalment e não trava na inicialização do android, fica um tempo funcionando normalmente (uns trinta minutos) até aparecer umas mensagens de erro e ele trava novamente.

Gostaria de saber se este de procedimento com este cabo funcionaria em meu aparelho..

Obrigado pela atenção..