Srs, acho que temos 3 ou 4 tópicos à respeito de falha de conectividade para alguns serviços (IKaS, CS e IP), até termos o tópico esclarecido pelo TOPS, Flyguy e REISEP quanto ao CGNAT, quase todos tentaram muitas alternativas e abaixo vou relatar o que funcionou para mim:
- Liguei na central do serviço informando que jogava online e precisava de uma visita técnica na minha casa para resolver o problema de conexão dos jogos online;
- Abri um caso na ANATEL reclamando que o provedor havia me colocado em CGNAT e meus serviços estavam afetados;
- Técnico em casa, mostrei que um dos jogos do XBOX que existe P2P não funcionava e exigi que ele acionasse a engenharia pedindo a para tirar meu modem do CGNAT e me entregasse um IP valido;
- 1hr depois disso, a operadora entregou o IP válido no modem que estou usando em bridge para o TP-Link e tudo voltou a florir lindamente (IKaS, CS e todos os serviços online).
Logo, tirando os problemas pontuais de conexão, cabo, WiFi, etc, etc, etc, o que realmente restabelece o serviço é a entrega do IP válido e não do CGNAT (como bem já havia confirmado o TOPS e FlyGuy....).
Usar as nossas caixas para abrir não rola, mas basta explicar que usa para baixar torrents, jogos online e conexão P2P que eles são obrigados a tirar o modem (e já colocam seu MAC address para pegar sempre um valido e não mais CGNAT).
Abs!