LIMPANDO o I-SMART - mais espaço, memória, velocidade e menos bugs

• 25 Respostas
  • 3860 Visualizações

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
  • Carma: +10/-3
  • Receptor: I-smart
« Online: Dezembro 11, 2016, 11:08:56 pm »
Todo aparelho android dá pra dar uma limpada e com isso ganhar espaço na memória interna, mais espaço na RAM, aumentar a velocidade, ter menus bugs e muito mais. Como o i-smart é usado na TV e tem RAM um pouco apertada, dá pra ganhar mais ainda com isso.

Eu dei uma boa limpada no meu e ele roda bem melhor que no original da atualização. Vou postar aqui e ir atualizando esse tópico à medida que eu conseguir limpar mais ainda. Quem quiser fazer igual só seguir. Tudo que eu escrever aqui pode limpar sem problemas para o bom funcionamento padrão do i-smart, exceções serão destacadas.

Sugestões de algo mais a limpar são bem vindas. E comentários do porque não deve limpar algo também, daí altero o tópico também.

Requisitos

1.você ser um usuário mediano de android, ou um curioso que sabe dar google, ler e aprender.
2.fazer root do i-smart. Tem tópico aqui no fórum ensinando.
3.usar alguma ferramenta de desinstalar apks de sistema. Titanium Backup ou Lucky Patcher funcionam bem mas tem muitas outras.
4.usar algum gerenciador de arquivos com acesso system. Root Explorer, ES Explorer, X-Plore, Total Commander funcionam bem mas tem muitas outras.
5.usar um teclado+mouse sem fio ou no mínimo um mouse comum mesmo. Sem isso é difícil fazer tudo e usar o i-smart com programas bons depois. Ou pode usar um app de controle remoto no seu celular/tablet android também.

Estratégia

A ideia foi limpar tudo que não precisa numa TV ou é irrelevante e ocupa espaço/processamento à toa, por exemplo agenda de telefone, plano de fundo animado.
Também limpar tudo que consegue igual ou melhor na Play Store ou outras lojas de apk facilmente, por exemplo os apps de dlna padrão da himedia tem o Bubbleupnp que é muito melhor, as galerias tem o f-stop, quickpic, o musicfx tem o viper4android que dá um show, o Videoplayer que apesar de ter codec proprio da himedia pra melhor performance é pior que o mxplayerpro com codec dts, etc.
Alguns programas de sistema da himedia/hisilicon fiz boa pesquisa em foruns chineses, russos, etc. e investiguei pra que servem realmente e vi que desnecessários ou podem ser substituidos por melhores.

Tudo é facilmente reversível: basta fazer uma atualização do i-smart usando o processo de recovery por USB que o i-smart volta padrão sem problema algum.

Apks que podem ser desinstalados

Agenda 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.calendar)
Armazenamento de contatos 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.providers.contacts)
Balões 1.0 (com.android.noisefield)
Black Hole 1.0 (com.android.galaxy4)
com.android.smspush 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.smspush)
com.android.wallpaper.holospiral 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.wallpaper.holospiral)
com.android.wallpapercropper 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.wallpapercropper)
Compartilhamento Bluetooth 4.4.2-eng.rel.20160725.151254 (com.android.bluetooth)
Configuração da rede móvel 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.providers.telephony)
Contatos 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.contacts)
Dados móveis 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.phone)
Daydreams básico 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.dreams.basic)
Diagnostic 1.0 (Skai.diagnostic)
Dispositivos de entrada 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.inputdevices)
E-mail 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.email)
Feixe fásico 1.0 (com.android.phasebeam)
Galeria 1.1.40030 (com.android.gallery3d)
Gravador de som 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.soundrecorder)
HiMediaCenter 1.0 (com.hisilicon.dlna.mediacenter)
HiMediaPlayer 1.0 (com.hisilicon.dlna.player)
HiMediaRender 1.0 (com.hisilicon.dlna.dmr)
HiRMService 1.0 (com.hisilicon.android.hiRMService)
HisiliconSetting 1.0 (com.android.hisiliconsetting)
MediaShare 1.0 (com.hisilicon.dlna.dms)
MusicFX 1.4 (com.android.musicfx)
Música 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.music)
Música 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.hisilicon.android.music)
Opções de plano de fundo interativo 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.wallpaper.livepicker)
Pesquisa 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.quicksearchbox) Pico TTS 1.0 (com.svox.pico)
Planos de fundo ativos do Android 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.wallpaper)
Planos de fundo de fumaça mágica 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.magicsmoke)
Planos de fundo de visualização de música 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.musicvis)
Proteções de tela fotográficas 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.dreams.phototable)
Serviços Exchange 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.exchange)
Shell 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.shell)
Sp. de impressão 1 (com.android.printspooler)
User Dictionary 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.providers.userdictionary)
VideoPlayer 1.0 (com.hisilicon.android.videoplayer)

Esse usar um gerenciador de arquivos pra apagar os arquivos dele. NÃO usar titanium ou lucky patcher porque assim dá pau no root do i-smart.
Galeria 1.0 (com.hisilicon.android.gallery3d), os arquivos dele pra apagar são:
/system/app/higallery.apk
/system/app/higallery.odex
/data/dalvik-cache/system@app@higallery.apk@classes.dex
toda essa pasta /data/data/com.hisilicon.android.gallery3d

Esse app serve pra controlar a cpu do i-smart e fica ocupando ram e cpu o tempo todo. Se só desinstalar ele o i-smart vai trabalhar na velocidade máxima da cpu o tempo todo. Observei que o i-smart sem ele não esquenta e nem dá pau, mas o bom é instalar um app pra setar a cpu só no boot e pronto, sem ocupar memória, tipo o Kernel Adiutor (colocar governor ondemand, interactive...). Ou põe um cooler no i-smart e deixa ele no máximo o tempo todo.
HiRMService 1.0 (com.hisilicon.android.hiRMService)

Navegador sempre é bom deixar um bem básico no sistema. Pode deixar esses padrão mesmo ou se quiser apagar esses, dois bem pequenos e melhores pra instalar no lugar e jogar pra sistema são o Xbrowser e Naked browser.
Navegador 4.4.2-eng.rel.20160311.182319 (com.android.browser)
Leitor de HTML 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.htmlviewer)

Só apague esse se você usa teclado físico ou instalou outro app de teclado.
Remote controller input method 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.hisilicon.android.inputmethod.remote)

Se você não usa app de controle remoto no celular/tablet android, pode apagar esses dois
MultiScreenServer 1.0 (com.hisilicon.multiscreen.server)
VirtualIME 1.0 (com.hisilicon.multiscreen.vime)

Só apague UM desses dois. Se quiser apagar os dois, instale ANTES um outro launcher que você preferir. O Nova Launcher e o Apex Launcher são ótimos, e tem outros voltados só pra uso em TV, google por TV launcher.
Launcher 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.launcher)
SkyLauncher 1.0 (Skai.skylauncher)

Se você não usa o Atto Player pra assistir remoto seu i-smart ou até usa mas só na rede da sua casa, pode desinstalar esse apk. Se você usa o Atto Player de outros lugares via internet, você pode redirecionar manualmente as portas direto no seu roteador e assim desinstalar também.
PortMapper 1.0 (com.example.administrator.netmon)

Ao final da limpeza dos apks é bom mandar limpar o dalvik cache do i-smart, porque às vezes sobram lixos aí. Tanto o titanium backup quanto o lucky patcher tem opção disso no menu deles.

Arquivos que podem ser apagados

No sdcard pode apagar tudo da pasta /default-user-app
essa pasta é utilizada pra instalar automaticamente apps no boot do seu i-smart. Se você quiser reinstalar algo daí, você faz manualmente depois renomeando o arquivo de atualização do i-smart para .zip, abrindo com um gerenciador de zip qualquer e pegando o app dentro dele.

No 1o boot é instalado automaticamente esses apps, todos eles nem funcionam mais ou têm alternativas melhores nas lojas, pode desinstalar todos do seu i-smart:
Netflix - instalar netflix atual da play store
Flash Player - instale o navegador Puffin da play store
Mxplayer - instale o mxplayer pro pra neon com codec dts moddeado pelo jasi (ver forum mobilism)
Skype - instalar skype atual da play store
Youtube - instalar Youtube TV ou Youtube comum da play store ou outros apps pra youtube

Arquivos inúteis em system que podem ser apagados:
/system/media/HandsetForMultiscreen.apk
/system/media/Pmqos.apk

a listar mais.....

Tópico em constante evolução. Qualquer novidade atualizo aqui ou peçam pra um moderador atualizar
Última alteração: 24/dez/2016 1:58 (acrescentado detalhes ao PortMapper)
« Última modificação: Dezembro 24, 2016, 02:07:55 am por bobinfo »

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #1 Online: Dezembro 11, 2016, 11:25:59 pm »
reservado

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
  • Carma: +2/-1
  • ATTO NET i-Smart Controle X¹Trio Pendrive 3.0 32GB
  • Receptor: Atto Net4
« Resposta #2 Online: Dezembro 12, 2016, 10:00:17 am »
Parabéns amigo!!
Também estava a tempos observando isso..
Ótimo Post!! Taí uma dica que serve até para os Desenvolvedores melhorar mais a Rom..
É realmente desnecessario tudo isso que vem no Android como uso no i-Smart.
É o que fazemeos também em nosso celulares..
Não sei se ajuda, mais vai uma dica, se for possível depois salvar esta Rom e depois Deodexar ela.
Ou então algum programa que permitisse descompactar a propria Rom, retirar os app's desnecessários e já Deodexar depois antes de instalar.
Pena que não tem o Recovery Personalizado TWRP, senão ficaia mais facil ainda.
Isso iria ajudar muito no desempenho do proprio i-Smart não acha?
Abraço...

OBS: Outro detalhe, por questão de segurança efetuar um Backup das Pastas de Sistema (System). Copiar as Pastas App, framework e priv-app
« Última modificação: Dezembro 12, 2016, 10:11:57 am por Mandrakerj »
ATTO NET i-Smart + Controle e Teclado X¹ Trio + Pendrive 3.0 32 GB - SanDisk® Ultra Dual Drive USB 3.0 64 GB
Favix® Headphone Bluetooth FX-B06 - Dock Station¹ Hoopson® Ide/Sata/E-Sata/USB - Filtro Holland® HPF54HR
SSD Samsung® Evo 850 2.5 250 GB V-NAND - HDD Seagate® Expansion External Desktop 2 TB + 2 TB USB 3.0 7200 rpm
....::SmartTV Samsung® UN40J6400AGXZD + Óculus 3D SSG-5100GB + Blu-Ray Samsung® BD-F5500 - Sony® Genezi HCD-ZUX9::....

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #3 Online: Dezembro 12, 2016, 11:28:37 am »
Sim! Dá pra fazer um pacote já pronto, se alguém animar depois é o caminho a seguir. Pode fazer um pra update limpando ou uma ROM customizada inteira já de início.

Quanto aos backups que você falou, pode até tirar, mas não são fundamentais. Porque tudo é facilmente reversível ao padrão de fábrica fazendo um recovery normal, mesmo se fizer algo errado durante a limpeza e melar o I-smart.

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
« Resposta #4 Online: Dezembro 12, 2016, 01:03:31 pm »
Sim! Dá pra fazer um pacote já pronto, se alguém animar depois é o caminho a seguir. Pode fazer um pra update limpando ou uma ROM customizada inteira já de início.

Quanto aos backups que você falou, pode até tirar, mas não são fundamentais. Porque tudo é facilmente reversível ao padrão de fábrica fazendo um recovery normal, mesmo se fizer algo errado durante a limpeza e melar o I-smart.
Ah sim...
Bom estou pensando em fazer, mais ando meio desconfiado do meu I-Smart.
Hoje mesmo do nada sumiram todos os Canais, mais todos mesmo aqui no Rio de Janeiro.
Creio que houve algum problema serio com o servidor.
Já reportei no Topico correto e uma pessoa do Rio de Janeiro também reportou desde a Madrugada
de Hoje.
Mais o servidor aqui no Rio de Janeiro, não anda muito bem, todo dia quando ligava o i-smart eu tinha que fazer uma nova busca.
Pois só assim conseguia abrir todos canais, pois alguns estavam sem som, outros não abriam.
E hoje parou tudo mesmo devez.
Fico sem saber se é um problema ou não com meu i-smart, além de outras coisas.

Se eu desinstalar estes apk's:

MusicFX 1.4 (com.android.musicfx)
Música 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.android.music)
Música 4.4.2-eng.rel.20151127.173424 (com.hisilicon.android.music)

O i-smart ficaria sem som, daí a necessidade de instalar o Viper4android, correto?

E se eu desisnstalar o VideoPlayer 1.0 (com.hisilicon.android.videoplayer), ficaria sem Player de Vídeo?
Teria que instalar o Mx Player Pro que por sinal já tenho a ultima versão Pro instalada com os Codecs compatíveis, arm Neon, dts.

Abraço.........

ATTO NET i-Smart + Controle e Teclado X¹ Trio + Pendrive 3.0 32 GB - SanDisk® Ultra Dual Drive USB 3.0 64 GB
Favix® Headphone Bluetooth FX-B06 - Dock Station¹ Hoopson® Ide/Sata/E-Sata/USB - Filtro Holland® HPF54HR
SSD Samsung® Evo 850 2.5 250 GB V-NAND - HDD Seagate® Expansion External Desktop 2 TB + 2 TB USB 3.0 7200 rpm
....::SmartTV Samsung® UN40J6400AGXZD + Óculus 3D SSG-5100GB + Blu-Ray Samsung® BD-F5500 - Sony® Genezi HCD-ZUX9::....

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #5 Online: Dezembro 12, 2016, 01:42:00 pm »
Não, pode desinstalar tudo sem prejuízo algum. Instalar algo mais é opcional e pra melhorar. É como escrevi "Tudo que eu escrever aqui pode limpar sem problemas para o bom funcionamento padrão do i-smart, exceções serão destacadas."

O que você citou por exemplo restam o Kody como player de video, equalizador e melhoria do áudio pode usar sua tv/home theater. Mxplayer pro e viper4android são só melhorias, caso desejado.

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
« Resposta #6 Online: Dezembro 12, 2016, 06:12:08 pm »
Não, pode desinstalar tudo sem prejuízo algum. Instalar algo mais é opcional e pra melhorar. É como escrevi "Tudo que eu escrever aqui pode limpar sem problemas para o bom funcionamento padrão do i-smart, exceções serão destacadas."

O que você citou por exemplo restam o Kody como player de video, equalizador e melhoria do áudio pode usar sua tv/home theater. Mxplayer pro e viper4android são só melhorias, caso desejado.

Valeu amigo...
Acompanhando o Tópico

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #7 Online: Dezembro 13, 2016, 11:28:42 pm »
1o post atualizado com os detalhes do higallery.

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
« Resposta #8 Online: Dezembro 15, 2016, 11:14:53 am »
Amigo uma duvida:

Se eu apagar estes apk MultiScreenServer 1.0 (com.hisilicon.multiscreen.server)
e o VirtualIME 1.0 (com.hisilicon.multiscreen.vime).
Será que compromete o funcionamento do apk Atto Player TV?
Aquele aplicativo que permite conexão via Streaming com o i-Smart.
« Última modificação: Dezembro 15, 2016, 08:00:38 pm por Mandrakerj »

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #9 Online: Dezembro 15, 2016, 09:56:10 pm »
Amigo uma duvida:

Se eu apagar estes apk MultiScreenServer 1.0 (com.hisilicon.multiscreen.server)
e o VirtualIME 1.0 (com.hisilicon.multiscreen.vime).
Será que compromete o funcionamento do apk Atto Player TV?
Aquele aplicativo que permite conexão via Streaming com o i-Smart.

Não. Compromete nada pro Atto Player TV. Pra esse só não desinstale o portmapper caso for usar da internet, mas se for só usar em casa mesmo ou você fizer manualmente o redirecionamento de portas no seu roteador pode até desinstalar também.

Esses 2 apks dão suporte a controlar e assistir remoto pelos outros apps pra isso (hicontrol, handsetformultiscreen, toppy, etc.). Se você não usa esses, pode desinstalar.
« Última modificação: Dezembro 15, 2016, 09:58:12 pm por bobinfo »

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
« Resposta #10 Online: Dezembro 16, 2016, 05:55:26 pm »
Não. Compromete nada pro Atto Player TV. Pra esse só não desinstale o portmapper caso for usar da internet, mas se for só usar em casa mesmo ou você fizer manualmente o redirecionamento de portas no seu roteador pode até desinstalar também.

Esses 2 apks dão suporte a controlar e assistir remoto pelos outros apps pra isso (hicontrol, handsetformultiscreen, toppy, etc.). Se você não usa esses, pode desinstalar.

Ok tudo bem então...
Acompanhando...

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
« Resposta #11 Online: Dezembro 22, 2016, 11:17:28 am »
Olá bobinfo...

Amigo uma sugestão...
Estava observando que existe alguns apk que podem e devem ser desinstalados no Android.
Por exemplo tem um que carrega direto na memoria do Android, falo do Relógio 3.0.0 (Alarmes).
Eu já congelei ele e não interferiu em nada no Android
Pode observar em Mostrar Processo em Cache que ele contínua lá carregando.

Outro também que carrega, seria o Armazenamento de Agenda 4.4.2-eng (Calendário).

Outros apk's também que acho que podem ser desinstalados, não tenho certeza!!

- Mensagens (SMS & MMS)
- Pareamento Bluestooth
- Plano de Fundo
- Registro de Chamadas
- Uso de Dados (diretivas & estat.)
- Widgets de Aplicativos

Agora um vilão sem duvida, devorador de Memória e o maior causador de Bugs e problemas no Kitkat sempre foi o Google Play Services.

Eu lembro que no tempo que eu usava o KitKat, eu tinha um Apk que editava o Proprio
Google Play Services, se não me engano acho que seria esse "Autostarts Pro v1.1" não tenho certeza. Mais lembro que rolava um Tutorial muito bom, onde permitia desabilitar alguns Apk's e funções desnecessárias, o que eliminava de vez os Bugs, incompatibilidades e desafogava a Memória do Android.
E esta versão do Google Play Services dom i-Smart é bem antiga e por sinal nem atualiza pela Play Store. O que acha??

Tive uma ideia aqui só não sei se irai ser util ou funcionar no i-Smart.
Eu tenho um HDD aqui de 500GB 3,5" Sata 6 GB/s 7200 rpm sobrando..
Pensei em comprar uma Gaveta pra ele e transformar ele em um HD E-Sata e espetar no i-Smart.
Daí criar uma Partição ext4 que seria melhor que Fat32 ou mesmo um NTFS.
Instalar posteriormente o Link2SD e linkar o que for possível para esta Partição.

Criar uma outra Partição para Cache e usar com o RAM Expander, para aumentar a memoria do i-Smart.

Uma apk que resolve e muito certas incompatibilidades no Android é o "SELinuxModeChangerv3.2"
O VIPER4Android é um deles que em algumas Roms não instala o Driver e esse apk o torna compativel.

Tem outros Apk's aqui que não sei se seria util ou não para o i-Smart:
Por exemplo o Seeder 2.0, XVolume30, Greenify, GravityBox, BootManager, App Settings, 3dot Mod, System Tweaker PRO, Kernel Adiutor, Emulador de Terminal.

Conversando com um amigo experiente no assunto, daria sim para criar um Recovery Personalizado para o i-Smart. Tanto o CWM ou TWRP. Eu particularmente prefiro mais o TWRP.
Basta só pingar o Kernel do i-Smart que o tornaria Compatível.
Segundo ele daria até para fazer sem a necessidade de Desbloquear o Bootloader se fosse necessário. Lembro que existe sim e funciona na Linha Zenfone 5 da Asus.
Eu tenho ele aqui. Tanto posso desbloquear ou Bloquear o Bootloader
Ou já deixar o Bootloader nativo desbloqueado.
Só precisamos apenas de um Desenvolvedor experiente no Assunto.
Já o Team, creio eu que não haveria interesse nisto.
Eles vão fazer o Básico apenas e mais nada.
Se é que vão fazer o mesmo ou se não vão abandonar como fizeram com o "X1 Trio" como todos sabem.

O i-Smart tem muito ainda o que ser explorado e melhorado.

Bom amigo, é apenas uma sugestão, o que for util aí aproveita o que não for desconsidera.

« Última modificação: Dezembro 22, 2016, 11:21:46 am por Mandrakerj »

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #12 Online: Dezembro 23, 2016, 01:36:22 am »
Olá bobinfo...

Amigo uma sugestão...
Estava observando que existe alguns apk que podem e devem ser desinstalados no Android.
Por exemplo tem um que carrega direto na memoria do Android, falo do Relógio 3.0.0 (Alarmes).
Eu já congelei ele e não interferiu em nada no Android
Pode observar em Mostrar Processo em Cache que ele contínua lá carregando.

Não tentei tirar o apk de relógio do i-smart porque acredito que muita gente goste de ter um relógio na tela inicial do aparelho, alarmes, etc. Mas se realmente ele não atrapalhar nada, pode ser umas. MAAASSSS acho que tem que testar isso melhor antes de adicionar ele no 1o post. 
Se desinstalar não tem como processo dele continuar em execução, possivelmente você viu lá mas sem tentar dar boot depois de desinstalar né? E mais, sem tentar resetar o i-smart de fábrica e ver se ele reinicia ok. Eu tenho dúvidas se o android vai ok sem o relógio....
Se você fizer esses testes avise do resultado que daí colocamos no 1o post ou não.

Outro também que carrega, seria o Armazenamento de Agenda 4.4.2-eng (Calendário).

Outros apk's também que acho que podem ser desinstalados, não tenho certeza!!

- Mensagens (SMS & MMS)
- Pareamento Bluestooth
- Plano de Fundo
- Registro de Chamadas
- Uso de Dados (diretivas & estat.)
- Widgets de Aplicativos

Esses todos eu já tinha listado no 1o post. Será que estou entendendo errado sua lista? Releia o 1o post aí em cima pra ver. Coloquei o nome dele no sistema e visual, confere aí.

Agora um vilão sem duvida, devorador de Memória e o maior causador de Bugs e problemas no Kitkat sempre foi o Google Play Services.

Eu lembro que no tempo que eu usava o KitKat, eu tinha um Apk que editava o Proprio
Google Play Services, se não me engano acho que seria esse "Autostarts Pro v1.1" não tenho certeza. Mais lembro que rolava um Tutorial muito bom, onde permitia desabilitar alguns Apk's e funções desnecessárias, o que eliminava de vez os Bugs, incompatibilidades e desafogava a Memória do Android.
E esta versão do Google Play Services dom i-Smart é bem antiga e por sinal nem atualiza pela Play Store. O que acha??

O google play services não pode ser apagado se quiser continuar usando Play Store, Youtube, Google Maps, e mais um moooonnnnnte de outros apps da google e outros desenvolvedores. Ele é base para milhares de apps. Se você desinstalar ele esses apps param ou o download do Play Services é disparado automaticamente novamente, nem tem o que fazer. Ele não é visível, mas é muito importante no ambiente android.
Se quiser realmente apagar ele, tem que colocar uma alternativa no lugar, tipo os componentes equivalentes do projeto open source https://microg.org e fazer junto uma ginástica. Mas isso é papo pra outro tipo de tópico.

Em resumo, deixa o Play Services lá bonitinho que ele é importante. E sim ele se atualiza sozinho, basta seu equipamento estar conectado na internet. Se ele não atualizasse nem rodaria vários apps, a começar pela própria play store e youtube mais recentes. Se quiser forçar uma atualização pode baixar o apk p.ex. daqui e instalar direto no i-smart:
http://www.apkmirror.com/apk/google-inc/google-play-services/
Mas tem que baixar o de numeração igual o atual do i-smart (equivalência de versão android, cpu e dpi).

Tive uma ideia aqui só não sei se irai ser util ou funcionar no i-Smart.
Eu tenho um HDD aqui de 500GB 3,5" Sata 6 GB/s 7200 rpm sobrando..
Pensei em comprar uma Gaveta pra ele e transformar ele em um HD E-Sata e espetar no i-Smart.
Daí criar uma Partição ext4 que seria melhor que Fat32 ou mesmo um NTFS.
Instalar posteriormente o Link2SD e linkar o que for possível para esta Partição.

Criar uma outra Partição para Cache e usar com o RAM Expander, para aumentar a memoria do i-Smart.

Uma apk que resolve e muito certas incompatibilidades no Android é o "SELinuxModeChangerv3.2"
O VIPER4Android é um deles que em algumas Roms não instala o Driver e esse apk o torna compativel.

Tem outros Apk's aqui que não sei se seria util ou não para o i-Smart:
Por exemplo o Seeder 2.0, XVolume30, Greenify, GravityBox, BootManager, App Settings, 3dot Mod, System Tweaker PRO, Kernel Adiutor, Emulador de Terminal.

Já comentei sobre esse assunto em outros posts meus pelo fórum.
Pode usar hd pelo esata ou usb mesmo, mas a esata do i-smart não é power, então o hd precisa de cabo esata em Y com alimentação externa. Se usar pelo usb o i-smart alimenta um hd de notebook sem problemas, sem precisar de alimentação externa, basta estar usando a fonte original do i-smart ou colocar uma de 3A pra ter folga.

Eu rodo meu i-smart com 2a partição (sd-ext), todos meus apps são linkados automaticamente. Assim tenho memória interna "infinita" no meu i-smart, com dezenas de apps (apks, libs, cache, data) instalados e rodando bem direto do hd, e sem detonar a vida útil da flash do meu i-smart. Uso o Apps2sd com uma certa ginástica (ele por padrão não funciona no i-smart), mas dá pra ser o link2sd também se quiser.
Mas isso e demais apps que você citou é papo pra outro tópico, de melhorias no i-smart. Já uso e vou escrever sobre isso depois pra trocarmos experiências. Vamos deixar esse tópico aqui só pra limpeza mesmo, que é o 1o passo antes das melhorias ;)

Conversando com um amigo experiente no assunto, daria sim para criar um Recovery Personalizado para o i-Smart. Tanto o CWM ou TWRP. Eu particularmente prefiro mais o TWRP.
Basta só pingar o Kernel do i-Smart que o tornaria Compatível.
Segundo ele daria até para fazer sem a necessidade de Desbloquear o Bootloader se fosse necessário. Lembro que existe sim e funciona na Linha Zenfone 5 da Asus.
Eu tenho ele aqui. Tanto posso desbloquear ou Bloquear o Bootloader
Ou já deixar o Bootloader nativo desbloqueado.
Só precisamos apenas de um Desenvolvedor experiente no Assunto.
Já o Team, creio eu que não haveria interesse nisto.
Eles vão fazer o Básico apenas e mais nada.
Se é que vão fazer o mesmo ou se não vão abandonar como fizeram com o "X1 Trio" como todos sabem.

O i-Smart tem muito ainda o que ser explorado e melhorado.

Bom amigo, é apenas uma sugestão, o que for util aí aproveita o que não for desconsidera.

Dá sim pra customizar bastante o i-smart, negócio é investir tempo e conhecimento. Achei vários primos dele na china, europa ocidental, rússia, oriente médio e em alguns desses lugares pessoal usuário desenvolveu até ROM customizada pra eles. De kernel especificamente achei bem pouca coisa, mas vi também.
Alguém abraçando a causa dá pra fazer o mesmo por aqui e tirar proveito ao máximo também do i-smart. Mas vou te falar que eu já me contentaria com umas pequenas mudanças no kernel só, facinho de fazer pelo Team mas mais enrolado pra um usuário, quase sem desenvolver novidades.

Recovery em particular acho que seria bem legal, mas não é fundamental. O atual junto com Titanium backup já quebra um galho. O que precisava é o team oficialmente publicar um recovery por RS232 pra se matarmos o boot, o i-smart certamente suporta.

A ideia desse tópico aqui é trocar experiências mesmo, valeu pelo bate bola! Mas só vamos tentar focar nele o assunto limpeza, deixar o i-smart leve, trocar experiências disso.  Melhorias acrescentando coisas nele acho legal ficar pra um outro tópico, que já tô com ideia encaminhada e devo criar já já, depois que eu voltar de viagens de fim de ano.
« Última modificação: Dezembro 23, 2016, 01:41:23 am por bobinfo »

Offline Mandrakerj

• *
  • Hero Member
« Resposta #13 Online: Dezembro 23, 2016, 05:48:03 pm »
Esses todos eu já tinha listado no 1o post. Será que estou entendendo errado sua lista? Releia o 1o post aí em cima pra ver. Coloquei o nome dele no sistema e visual, confere aí.

É que eu esquecí de um detalhe..
Estes Apks que mencionei aparecem ainda listados no Titanium Backup, mesmo alguns deles que foram listados ainda são listados no Titanium Backup.
E o Armazenamento de Agenda 4.4.2-eng (Calendário) não consta na lista.
E também aparece no Titanium Backup, acho que ele tem a ver com a Agenda que foi listada.

O google play services não pode ser apagado se quiser continuar usando Play Store, Youtube, Google Maps, e mais um moooonnnnnte de outros apps da google e outros desenvolvedores. Ele é base para milhares de apps. Se você desinstalar ele esses apps param ou o download do Play Services é disparado automaticamente novamente, nem tem o que fazer. Ele não é visível, mas é muito importante no ambiente android.
Se quiser realmente apagar ele, tem que colocar uma alternativa no lugar, tipo os componentes equivalentes do projeto open source https://microg.org e fazer junto uma ginástica. Mas isso é papo pra outro tipo de tópico.

Em resumo, deixa o Play Services lá bonitinho que ele é importante. E sim ele se atualiza sozinho, basta seu equipamento estar conectado na internet. Se ele não atualizasse nem rodaria vários apps, a começar pela própria play store e youtube mais recentes. Se quiser forçar uma atualização pode baixar o apk p.ex. daqui e instalar direto no i-smart:
http://www.apkmirror.com/apk/google-inc/google-play-services/
Mas tem que baixar o de numeração igual o atual do i-smart (equivalência de versão android, cpu e dpi).

Sobre o Apk Google Play Service, eu não disse que seria para ser desisntalado, até porque não pode. Geralmente se o fizer dá pau até no Android.
Eu só disse que poderia ser editado com a finalidade de desabilitado alguns Apks desnecessarios na propria Inicialização do Google Play Services, pois são inumeros.
O apk "Autostarts" permite configurar e deixar o Google Play Service bem mais leve e sem comer tanta memória. Senão me engano após fazer isso consegui Linkar ele pelo proprio Link2SD, coisa que pelo seu normal não se consegue. Só não sei se vc conhece o apk Autostart.
E tem um outro Também que não lembro o nome, muito bom para isso.
Já fiz isso muito no Kitkat e Lolipop dos meus Celulares...
Acho que seria legal no i-smart
Foi isso que eu quis dizer!!

Já comentei sobre esse assunto em outros posts meus pelo fórum.
Pode usar hd pelo esata ou usb mesmo, mas a esata do i-smart não é power, então o hd precisa de cabo esata em Y com alimentação externa. Se usar pelo usb o i-smart alimenta um hd de notebook sem problemas, sem precisar de alimentação externa, basta estar usando a fonte original do i-smart ou colocar uma de 3A pra ter folga.

Mais a Ideia é esta mesma, usar com fonte que é bem melhor, assim como já uso 2 HDD's Externos Seagate USB 3.0 Desktop com Fonte Externa.
Então resolvi reservar um HDD E-Sata para ser usado no i-smart e claro com fonte externa que é bem melhor e mais seguro.
« Última modificação: Dezembro 23, 2016, 05:50:53 pm por Mandrakerj »

Offline bobinfo

• *
  • Hero Member
« Resposta #14 Online: Dezembro 25, 2016, 06:09:36 pm »
Estou de viagem até começo de janeiro e sem atto comigo. Depois vejo e respondo melhor.